12/02/2021 15:43
A Fundação Municipal de Esportes de Tijucas (FME) está se preparando para a retomada dos esportes na cidade. Seguindo a Portaria da Secretaria de Estado da Saúde 1005, de 23 de dezembro de 2020, a FME planeja a reabertura do Ginásio de Esportes João Bayer Filho aos poucos e levando em consideração as normas de prevenção à Covid-19 estabelecidas pelo Governo do Estado.
As atividades previstas serão realizadas de acordo com o nível de classificação de risco na qual o município de Tijucas se enquadra. Esta informação é publicada semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde. Os agendamentos serão realizados pelo telefone (48) 3263-5086, que recebe ligações e mensagens pelo WhtasApp, das 7h às 13h. O agendamento deve ocorrer sempre na semana do jogo para que possa ser avaliado o grau de risco do município.
“O agendamento será feito via telefone para evitar aglomeração de pessoas. Iremos liberar o acesso à quadra somente para as pessoas cadastradas para o horário agendado. Estaremos realizando a aferição de temperatura na entrada do ginásio e pessoas com temperatura superior ou igual a 37,8º ou com sintomas de gripe serão orientadas a se dirigirem a uma Unidade de Saúde para verificar a situação”, explica Geovani Souza, da fundação.
Quando a classificação for de risco potencial gravíssimo, representado pela cor vermelha, como divulgado esta semana, atividades físicas que envolvam contato físico como o futsal estarão suspensas até que a classificação mude para laranja, amarelo e azul, que representam risco grave, alto e moderado respectivamente.
Horários
Ginásio de Esportes João Bayer Filho
Futsal – de 2ª a 6ª – 19h30 às 20h30 e das 21h às 22h (somente será permitida a entrada de no máximo 20 atletas por horário) – depende de classificação de risco para ser autorizado
Voleibol – 4ª - 19h30 às 20h30 e das 21h às 22h (somente será permitida a entrada de no máximo 20 atletas por horário)
Arena de vôlei (área externa do ginásio)
Vôlei de duplas e futevôlei - de 2ª a 6ª – das 19h às 20h30 e das 20h45 às 22h15 (somente será permitida a entrada de no máximo 8 atletas por horário)
Como ocorrerá
•Nos dias das partidas, podem acessar o local e suas dependências somente pessoas diretamente envolvidas nas mesmas e em número reduzido ao mínimo necessário para sua execução, sem comprometimento de ordem organizacional e de segurança.
•Todos os praticantes e demais presentes no local devem usar máscara, retirando apenas quando estiverem efetivamente jogando.
•Os árbitros devem fazer uso de máscaras e face shield durante os jogos, desta forma devem utilizar apitos eletrônicos.
•Ficam proibidas as rodas de aquecimento e confraternizações, antes e após jogo, assim como o cumprimento físico inicial e/ou final entre os praticantes.
Enquanto durar a situação de emergência em saúde no Estado ficam proibidas:
1.A presença de acompanhantes dos jogadores;
2.O uso de coletes que identificam os times;
3.A utilização de vestiários.
“O número de pessoas será limitado, funcionários estritamente necessários para o funcionamento da atividade serão permitidos entrarem. E ainda controlaremos o fluxo de entrada e saída da quadra com intervalo de tempo entre as partidas, de forma que não haja cruzamento entre os times que finalizam e os times que irão iniciar o jogo”, ressalta Geovani.
Ginásio da Praça
As atividades físicas ocorrerão apenas no ginásio do Centro, pois o ginásio João Madalena, da Praça, entrará em reforma em breve. Já está em processo de licitação.
Texto: Patrícia Ferreira | Foto: FME
© Bola do Vale 2024 - Todos os direitos reservados